quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Reflexões do garimpo...
Prezados Águias,
Estamos aqui numa função de garimpeiro, procurando trazer para você assuntos de relevância de forma concisa sem perder a profundidade dos assuntos. Procuramos escrever ou re-escrever matérias que com certeza você não teria tempo para garimpar.
Então, que faça uso e aproveite esta oportunidade apreciando esta que trazemos nesta semana para você. Comente com seus amigos! Coisas boas devem ser partilhadas.Você lerá três perguntas e respostas que retiramos da revista Security Brasil nº86. O entrevistado é o Delegado de Polícia Dr. Luiz Antonio Pinheiro, comandante do GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O Dr. Luiz Antonio está no comando desta unidade de elite desde 1998. Destacamos estas três perguntas porque acreditamos que sobremaneira, elas nos apresentam um perfil de conduta que devemos observar em todo profissional, que deseja se destacar nos enfrentamentos dos desafios diários de sua função.
1. Qual o segredo para liderar uma equipe de homens especiais?
- É basicamente saber o verdadeiro significado da palavra líder. O líder não precisa gritar e desrespeitar os seus liderados. Ele deve ter o bom senso de utilizar o homem certo na missão certa e tirar dele o máximo que ele pode oferecer. É claro que liderar também é exigir, e eu sou muito exigente. Desde a postura corporal, até o asseio pessoal. Nada passa incólume aos meus olhos. Tratamos diretamente com os cidadãos e queremos que eles percebam quanto nossos homens, apesar da dureza de suas profissões, são educados, respeitadores e asseados. Damos respeito para receber o mesmo em troca e essa metodologia tem de partir da liderança.
2.Como avalia o implemento de tecnologia ao trabalho da polícia?
- É importante, mas buscamos incansavelmente o aprimoramento contínuo dos nossos homens. Não adianta nada termos uma tecnologia de ponta se não tivermos contingente capaz para operá-la ou para direcionar o que for captado por meio desse aparato. Todo trabalho executado pela inteligência necessita ter um destino certo, para as pessoas certas, visando colher resultados palpáveis. A perda de tempo na polícia é ganho de espaço para crime.
3.Qual é o traço de personalidade mais avaliado em um policial do GOE?
- Sem dúvida nenhuma o caráter. Avaliamos o caráter de cada homem de acordo co a postura que ele apresenta nas mais sutis das ações. Há uma infinidade de maneiras de um homem ser duro, austero e educado. Dependendo de como se apresenta, já sabemos qual o perfil do caráter de determinado policial. Quando o homem chega com um bom caráter, proveniente do berço, da criação, a formação é muito mais fácil. Mas quando, após várias tentativas, não conseguimos fazer com que ele se adapte aos padrões da corporação, sugerimos que ele saia. O caráter é a peça-chave do processo seletivo natural. A seleção, aliás, é praticamente diária e eles mesmos a efetuam de acordo com o meu pensamento e filosofia de trabalho, que são totalmente pautados no pensamento da população a qual o GOE serve com muito orgulho e respeito.
Vamos em frente!
Por: Prof. Marcos Tarcisio – Licenciado em Física e Especialista em Inteligência Empresarial.